Águia-imperial-oriental





Tamanho: 72 cm – 83 cm
Comprimento: 1m 80 – 2m 15
Peso: 2.5 Kg (machos) – 4.5 kg (fêmeas)
Tempo Médio de Vida: 45 anos


É a águia mais ameaçada da Europa. Sofreu ao longo da história ataques diferentes por parte dos agricultores que as consideravam um perigo para o seu gado. Alias, o seu habitat a pouco e pouco se ia destruindo-se por causa da diminuição da espécie de águias. Actualmente, os poucos exemplares põem ser encontrados nos Alpes Austríacos, nos Alpes Italianos e também no Chipre. A Águia Imperial Oriental é um animal sedentário.

De plumagem castanho-escura, nuca de cor creme e manchas brancas nas costas, a sua cauda é cinzenta. A plumagem é castanho-avermelhada nos exemplares mais jovens. A cor da plumagem adulta só aparece a partir dos 5 ou 6 anos.

A Águia Imperial Oriental alimenta-se de pequenos roedores, lebres e de cadáveres. Caça em emboscada e captura as suas presas no chão. É demasiado grande e pesado para apanhar as presas em voo. Esta espécie de águia começa a reproduzir-se a partir dos 4 a 5 anos de vida. E tem uma única parceira na sua vida. No momento do cortejo, os casais fazem acrobacias aéreas e agarram-se pelas patas em pleno voo.
O ninho é construído numa árvore com altura de 10 a 20m. Assim, nada pode destruir-lhes o ninho que poderá durar para toda a vida. No parto, a fêmea põe de 2 a 3 ovos. Cada ovo é chocado durante um mês e meio. Depois do nascimento, as jovens águias permanecem no ninho entre dois a três meses.