Cobras




Cobra é o nome comum que se dá a um grupo de serpentes venenosas. Pertencem à família Elapidae. Esta espécie de serpentes geralmente vive no sul da Ásia, África e Filipinas.
As cobras são famosas pelo seu aspecto e pela sua mordedura. São fáceis de reconhecer pois caracterizam-se por ter uma espécie de carapuça que abrem quando se sentem ameaçadas. A sua alimentação se baseia em roedores e aves principalmente. Captura-os, injectando-lhes o seu veneno através das suas presas. Hoje em dia existem antídotos ao seu veneno, o que reduziu o número de mortes.
Para além de injectarem o seu veneno através das mordeduras, algumas espécies podem cuspi-lo ao comprimir os músculos que têm nas presas e expulsá-lo com força e rapidez para o exterior. As que fazem isto geralmente são as cobras ocidentais e dirigem o seu veneno apontando aos olhos das suas vítimas. O veneno das cobras trata-se de uma neuro-toxina que afecta principalmente o sistema nervoso das suas presas. Graças ao desenvolvimento de um antídoto, o número de mortes por esta causa se diminuiu em algumas zonas da Ásia.
Este veneno também foi utilizado na investigação médica pois contem uma enzima chamada lecitina que dissolve as paredes das células e as membranas que rodeiam os vírus. A cobra Asiática também é conhecida como a cobra-de-óculos devido a esse desenho na sua pele. O seu comprimento geralmente não ultrapassa os 1,8 metros. A cor mais habitual nesta cobra é o castanho e o amarelo. É uma serpente de hábitos nocturnos e baseia a sua alimentação em aves, roedores e repteis.
Na Índia é tratada como símbolo religioso, pelo que na a matam, o que provoca muitas mortes ao longo do ano. A cobra real ou da Birmânia é a serpente venenosa mais longa do mundo, com uma média de 3,8 metros e podem chegar aos 5,5 metros. É uma serpente de hábitos diurnos e a sua alimentação se baseia principalmente noutras serpentes.
O veneno desta cobra é especialmente tóxico. Trata-se de uma serpente delgada, de cor esverdeada ou parda e com olhos de cor de bronze. Vive em lugares como as Filipinas, a Índia, Tailândia, na península da Malásia e ao sul da China.