O Lince-do-Canadá tem uma pelagem comprida e espessa, pardo amarelada com zonas mais escuras em algumas ocasiões. De cauda curta, com vários anéis e com a extremidade escura. Esta espécie de lince possui patas posteriores longas. Os seus pés são muito grande (podem até medir cerca de 10 cm) e cobertos de uma pelagem densa. Estes pés grandes impedem-nos de se afundarem na neve profunda. Em certas ocasiões podemos ver Linces-do-Canadá com um pescoço com pêlo à volta.
As suas patas compridas e a sua pelagem densa e espessa fazem com que este lince se pareça muito mais grande do que na realidade é. Os machos pesam cerca de 10 kg quando que as fêmeas são ligeiramente mais pequenas. Pesam cerca de 8 kg e meio. Estes linces podem medir entre 80 cm e um metro desde a cabeça até ao inicio da cauda. A sua cauda tem entre 5 a 13 cm de comprimento.
Encontramos estes linces nos bosques boreais do Canadá principalmente e de Alasca. Também pode se encontrar alguns exemplares nas zonas cultivadas dos bosques espessos e nas zonas mais montanhosas. O Lince-do-Canadá reconquistou recentemente o norte dos estados de Wisconsin e de Minnesota (EEUU). Foram também vistos alguns Linces-do-Canadá por estas zonas depois de todos terem desaparecido à anos atrás. Apesar de continuar a existir a caça deste tipo de linces, estas são realizadas em períodos concretos e debaixo de um controlo estrito, para evitar excessos e que coloque a espécie em perigo.
O Lince-do-Canadá alimenta-se geralmente de pequenos mamíferos (lebres principalmente), apesar de também comerem roedores, aves e inclusive veados, apesar deste último é apenas ocasionalmente. Geralmente caçam de noite.
Fonte: MundoEntrePatas