Apesar das suas fortes parecenças com outros linces, o Caracal é considerado actualmente como um grupo separado. Pertence à árvore dos felinos, mas dentro dessa árvore aproxima-se mais do gato. De qualquer das formas, o Caracal tem sido durante muito tempo considerado como um lince do deserto.
O Caracal possui umas patas compridas, um corpo esbelto e uma cauda curta. As suas patas posteriores são mais compridas do que as traseiras. A pelagem, curta e lisa, é de cor marron avermelhada sobre as costas e branco no queixo, garganta e ventre. A parte traseira das orelhas é preta. De qualquer das formas foi encontrado exemplares de Caracal completamente pretos.
O Caracal é o mais pesado dos pequenos felinos de África. Os machos pesam cerca de 15 kg de peso enquanto as fêmeas são menos pesadas (apenas 11 kg). O comprimento deste pequeno felino está compreendido entre 60 e 105 cm, com uma cauda que mede entre 30 a 35 cm.
O Caracal vive nas florestas da savana, nas colinas áridas das montanhas secas. Não encontraremos nenhum Caracal em verdadeiros desertos nem em florestas tropicais densas. Encontramos exemplares de Caracal na zona de África central e meridional, numa parte do Oriente Média, Arábia Saudita, Ásia Central, Paquistão e no Noroeste e Centro da Índia.