Lince Boreal



O Lince Boreal ou Eurasiático é quase duas vezes maior do que o Lince-do-Canadá apesar das proporções e as características do seu corpo serem as mesmas: patas compridas e grandes, cauda curta, … O que mais distingue este lince dos outros sem ser o seu tamanho (é a maior espécie de linces) são as muitas manchas circulares e escuras, principalmente nas patas. 


Esta espécie de lince as vezes tem um colar de pêlo ao redor do pescoço. A cor da sua pele é muito distinta da dos outros linces, pela sua variedade. Pode ir do branco ao pardo escuro.
O Lince Boreal pode chegar a pesar até 38 kg, apesar de geralmente ter um peso médio de 20 kg para um macho e cerca de 17 kg para uma fêmea. Este lince tem de 60 a 70 cm de altura e o seu comprimento é de 80 a 130 cm desde a cabeça até ao inicio da cauda, sendo que este é de 11 a 24 cm.


O habitat preferido desta espécie de Lince é as zonas florestais e densas. De qualquer das formas, é um lince que sabe adaptar-se e é capaz de sobreviver em zonas rochosas com bosques.


Esta espécie de lince foi reintroduzida recentemente em certas regiões da Alemanha, da Jugoslávia, da Suíça, de Itália, da Áustria e da França. Assim, está actualmente presente na Europa ocidental, na Rússia, Escandinávia, Ásia Menor, Irão e no Iraq. No Este podemos encontrar na Mongólia, Manchúria e nas regiões montanhosas da Ásia.
Fonte: MundoEntrePatas