Lince Pardo



O Lince Pardo também é conhecido como “gato-montês”. Parece-se muito com o Lince-do-Canadá mas este tem as patas mais curtas e os pés mais pequenos do que o de Canadá. A sua pelagem é curta, suave e densa, de cores variadas. As cores das suas costas vão do cinzento claro ao marron avermelhado, com tons mais escuros nas partes médias. O seu ventre é de cor branco. Existem exemplares com manchas pretas ou pardas ou com riscas. A parte traseira das suas orelhas é preta com uma mancha branca muito visível. A sua cauda é curta, branco na sua parte inferior.
O tamanho do Lince Pardo é cerca de 2 vezes o tamanho dos gatos domésticos. Os machos são maiores do que as fêmeas, pesando estes cerca de 10k enquanto as fêmeas pesam cerca de 7 kg. O comprimento dos Linces Pardos é cerca de 72 cm com uma cauda de 15 cm. As fêmeas possuem um comprimento de 62 cm com uma cauda um pouco mais pequena do que a dos machos, cerca de 14 cm.
O Lince Pardo vive numa grande variedade habitats, como bosques espessos, selvas e inclusive o deserto. Nem a neve parece ser um factor que limita esta espécie de Lince. Podemos encontrar exemplares de Linces Parda nas zonas do Sul do Canadá, no centro do México. Infelizmente já não os podemos encontrar nas regiões do Oeste e Este dos Estados Unidos, onde antes viviam.
O Lince Pardo alimenta-se principalmente de lebres e coelhos, apesar da sua dieta também incluir roedores. Quase sempre alimenta-se do que caça, mas em ocasiões comporta-se como um animal carcereiro, alimentando-se de presas mortas por outros predadores.